quinta-feira, janeiro 31, 2008

há musicas que marcam...



não há palavras....

quarta-feira, janeiro 30, 2008

é só preciso parar...

Estava a entrar num momento de dúvida e com um bocadinho de desespero e angustia à mistura.. conversava com uma amiga que me ouve muito e dizia-lhe que se calhar o melhor é afastar-me o mais rápido possivel porque não me sinto a fazer nada por ninguém nem mesmo por mim... há 8 dias desde que os meus pais me disseram faz o que quiseres nada temos que ver com isso que se abateu uma tristeza sobre mim... eu sei que nada posso fazer, só mesmo aceitar.. mas sinto-me a precisar de atenção e de carinho...Entretanto resolvi parar para rezar.. e fui rezar o Oficio de leitura... e a certa a altura nos sermões de S.Bernardo dizia assim.. "o meu mérito está na misericordia do Senhor. Nunca serei pobre de méritos enquanto Ele for rico de misericórdia: se são abundantes as misericórdias do Senhor, também são muitos os meus méritos; e se tenho consciencia do meu pecado, onde abundou o pecado superabundou a graça."

O Senhor dá-me assim palavras para eu pensar... que eu não desespere porque onde há desespero não há Deus.

oração a mim mesmo



simplesmente partilho porque também partilharam comigo...

segunda-feira, janeiro 28, 2008

A gente vai continuar...

Apesar de não entender...

Garanto que achei que seria mais dificil se tomasse uma decisão afastar-me das coisas.. mas não.. vai ser mais dificil afastar-me das pessoas.. e ainda mais quando sinto que aqueles em quem eu confio se estão a afastar lentamente, pode ser para não sofrer mas estão a fazer-me sofrer a mim...eu sempre fui de dar espaço e distância e vou continuar a faze-lo porque não sei fazer de outro modo... vou continuar a responder à frieza e à distancia e ao afastamento com amor... sempre a amar e a tentar partilhar dos mesmos sentimentos de Cristo.

domingo, janeiro 27, 2008

Sentir-me Igreja!!

Hoje fui ao encerramento de um curso de cristandade!!
Fui porque estavam lá pessoas importantes na minha vida, em dimensões diferentes, cada uma com a sua importancia, mas o motivo foi ir buscar a Tucha e levá-la a casa!! Senti-me igreja.. senti-me a fazer comunidade com todos aqueles que lá estavam. É bonito ouvir quem descobre Deus e o quer demonstrar e às vezes as palavras não chegam e entra a emoção!!! Gostei de ver a Isabel e dela me dizer que me lê aqui...ela sabe o quanto foi importante ao longo do tempo; gostei de ver a Ana e de lhe dar um abraço e dizer gosto de ti!! gostei de ver o Francisco com os seus pequenos!! sem nunca ter feito curso de cristandade.. e provavelmente não farei, senti-me parte integrante de tudo aquilo!!! é bonito, ninguém me estranha, ninguém me pergunta quem és tu....
É bom ser igreja, é bom fazer parte de um corpo.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Amigos..

“Nada é mais agradável à alma do que uma amizade terna e fiel. É bom encontrarmos corações atenciosos, aos quais podes confiar todos os teus segredos sem perigo, cujas consciências receias menos do que a tua, cujas palavras suavizam as tuas inquietações, cujos conselhos facilitam as tuas decisões, cuja alegria dissipa a tua tristeza, cuja simples aparição te deixa radiante!”
Séneca

partilho...

segunda-feira, janeiro 21, 2008

E se?...



E se a vida fosse uma grande porta?... E se eu ficassse diante dela sem saber se deixar entrar, se sair... E se, assim, ficasse indeciso com mão no puxador, sem saber que fazer perante a vida, a morte, este acontecimento, esta amizade... Saio sem bater? Abro a quem bate? Saio de qualquer maneira ou deixo a porta aberta? Já era tarde quando descobri que deixar entrar era sair de mim...

Vasco Pinto Magalhães, sj

há momentos em que fui assim sem saber saber muito bem o que era e o que fazer,há momentos em que tive de ser concreta e precisa.... há momentos em que tenho que dizer isto eu quero para a minha vida e isto não quero...e há momentos em que tenho tomar uma decisão e a minha decisão é fazer da minha vida aquilo que Deus quer...e pedir-lhe que me ensine a caminhar neste caminho de santidade pedindo que aumente em mim, como me dizia o p.H., os frutos do Seu espirito: paciencia, bondade e amabilidade... e eu acrescentaria a humildade e a obediencia para fazer da minha vida uma vida em que seja ele o reflexo.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

o silêncio...

Conta-se que os Padres do Deserto, quando chegava alguém pela primeira vez, não falavam. Recebiam o outro em silêncio. Porque pensavam: “se o meu silêncio não o conseguir iluminar, quanto mais a minha palavra”. “Ama o silêncio acima de tudo, ele transporta um fruto que a língua é incapaz de descrever. No nosso silêncio nasce alguma coisa que nos atrai ao silêncio. Que Deus te conceda compreender e acolher o que nasce do teu silêncio”. É isso que hoje te peço, Senhor. Que eu guarde o Teu silêncio com confiança e que ele abra, pouco a pouco, o meu coração à escuta não só do presente, das necessidades do presente, mas também daquilo que há-de vir.”

JOSÉ DE MENDONÇA

isto hoje faz sentido na minha vida....

quinta-feira, janeiro 10, 2008

A minha mudança...


Tenho estado a aperceber-me, pelas pessoas que me estão próximas, que tenho vindo a mudar nestes ultimos tempos... ontem chamaram-me a atenção, ao dizerem pareces a "velha Lena" a falar e eu fiquei a pensar nisso...
e depois de pensar e rezar muito sinto que as coisas vão suavizando em mim... onde havia dureza hoje há um pouco de compaixão; onde havia muita intolerância hoje há um pouco de benevolência; onde havia medo hoje há amor pelo outro; onde havia a "minha" verdade hoje há Deus. ainda há muitos pormenores a limar... mas como me diziam ontem: "foi um pormenor num conjunto de coisas muito boas que tens vindo a conquistar e isso é que importa".
Obrigada a quem me dirige espiritualmente e a todos os que me acompanham nestes dias de discernimento.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

eu sei!!



deixo uma música belissima para a Nice!! A nossa amizade tem crescido muito... gosto de te ter na minha vida, gosto de partilhar contigo.. gosto de te ver à rasca quando olho para ti ou quando te digo que és muito mais do que tu vês... gosto dos teus abraços!! E continuo a dizer que se dependesse de mim não sofrerias nunca... ABRAÇO