quarta-feira, setembro 13, 2006

para pensar

O Outro é muito importante, porque é através dele que eu aprendo a entregar-me, que aprendo a conhecer Deus, aprendo todo um conjunto de valores e normas...

Pensem no seguinte, se por ventura nascêssemos por geração espontânea, e que Deus olhando-nos lá de cima, apenas nos contempla, sem interagir connosco, sem interferir nas nossas vidas, será que teríamos fé sem nenhuma prova concreta de Deus, ou manifestada a através do Outro?

Os outros podem ser para nós fontes, onde podemos beber palavras e experiências, e acima de tudo são pequenos pedaços de Deus. Que nós, às vezes, tentamos negar, destruir, ignorar ... matar.

Não idolatres o irmão, não o julgues super-guerreiro nesta encruzilhada da fé só por que ele te deu a conhecer Deus... O Outro apenas te pode contar a sua grande ou, ainda pequena experiência do amor deste Cristo Ressuscitado que permanece em nós através deste Espírito que deixou à Igreja.

O Outro é como tu, é um prolongamento de ti.

1 comentário:

C disse...

"Se parto de mim e percebo que não me faço a mim próprio, encontro-Te a ti: o ponto de partida é um Tu que dá consistência ao meu eu e dá consistência ao meu amigo e à amizade com o meu amigo".
in acontecimento de liberdade, luigi giussani

penso que esta frase vai ao encontro daquilo que dizes.